1º TORNEIO ASSOCIATIVO DE TIRO DESPORTIVO/PRECISÃO DE AIRSOFT
- NÚCLEO CATT - AAPG -
REGULAMENTO
1º JOGADORES
- Todos os jogadores que queiram participar neste Torneio, têm que estar inscritos numa APD nacional.
2º EQUIPAS
- Todas as equipas em competição têm de ter um número mínimo de três jogadores.
3º ARMAS
- Todas as armas utilizadas neste Torneio, têm que ter pintura e FPS, dentro do legalmente estabelecido. Nas armas não serão permitidos acessórios auxiliares de ponto de mira ou ampliação (Ex: Red Dots, Miras Telescópicas e outros similares), apenas podendo ser usado o sistema de mira de origem da arma e olho nú. Cada jogador poderá apresentar duas armas para utilizar no Torneio, que utilizará da forma que achar melhor e na prova que decidir, é opcional. São permitidas armas de mola, eléctricas e gás.
4º VESTUÁRIO/PROTECÇÃO
- Durante todo o Torneio, é obrigatório o uso de óculos de protecção. Relativamente à indumentária, é obrigatório o uso de ténis e roupa desportiva (excluí o uso de camuflados).
5º MUNIÇÕES/BB'S
- As bb's utilizadas durante todo o Torneio serão as fornecidas pela organização, que poderão ser gramagem 0.20 ou 0.23.
6º PRÉMIOS
- Serão atribuídos prémios ao 1º, 2º e 3º classificados da tabela individual, bem como ao 1º, 2º e 3º classificados da tabela de equipas.
7º PONTUAÇÃO
- Todas as provas serão pontuadas da seguinte forma:
- 1º classificado - 8 pontos
- 2º classificado - 5 pontos
- 3º classificado - 3 pontos
- 4º classificado - 2 pontos
- 5º e seguintes - 1 ponto
- Prova não terminada/anulada - 0 pontos
8º TEMPO/CRONOMETRO
- Todas as provas serão cronometradas.
9º TABELAS DE CLASSIFICAÇÃO:
- INDIVIDUAL - É a soma dos pontos obtidos por um jogador em todas as provas.
- EQUIPA - É a soma dos pontos obtidos por todos os jogadores da equipa, em todas as provas. No caso das equipas terem diferentes números de jogadores, contabiliza-se os pontos dos melhores três classificados (nº mínimo de jogadores exigido).
- RONDAS - Todas as provas serão repetidas três vezes por cada jogador e ou equipa da seguinte forma:
a) 1ª Ronda - Todos os jogadores completam todas as provas uma vez e no final é elaborada uma classificação.
b) 2ª Ronda - Todos os jogadores repetem novamente todas as provas e no final é elaborada nova classificação.
c) 3ª Ronda - Todos os jogadores fazem novamente todas as provas e no final é elaborada classificação final, onde devem constar as melhoras provas das três rondas (melhor de três).
d) 4ª Ronda - Esta ronda servirá apenas para efectuar desempates de jogadores ou equipas empatadas nos lugares premiados.
10º DESEMPATE
- O primeiro critério de desempate será o tempo de prova utilizado, por cada jogador em cada prova. Na classificação final, se existirem empates, os jogadores ou equipas empatados, serão submetidos a repetição de uma prova que servirá para desempate. A prova escolhida para desempate será sorteada, mas realizada em comum pelos jogadores ou equipas a desempatar. A realização desta prova servirá apenas para decidir os lugares premiados.
11º PROVAS
- As provas, serão as seguintes:
- TIRO PRECISÃO - Efectuado de pé a 5 metros e a 10 metros, com a arma sem apoio fixo, para alvos pontuados, são permitidos 5 tiros para cada distância (alvo);
- TIRO ALVO MOVIMENTO - Tiro efectuado de pé, com arma sem apoio fixo, à distância de 7 metros, a alvos em movimento, são permitidos dois tiros por alvo;
- TIRO DESPORTIVO - Tiro efectuado em movimento, numa pista de tiro com vários alvos e efectuado em várias posições e a várias distâncias. Alvos pontuados e apenas um tiro por alvo;
- TIRO ALTA PRECISÃO (Tipo Sniper) - Tiro efectuado a alvo de pequenas dimensões, com arma com ou sem apoio fixo (opcional), efectuado deitado ou de pé (opcional), à distância de 10, 15 e 20 metros para alvos pontuados. São permitidos 3 tiros para cada distância (alvo);
- TIRO ÁREAS SELECCIONADAS - Tiro efectuado à distância de 7 metros, de forma instintiva, à ordem do árbitro de prova, para áreas seleccionadas. Jogador inicia a prova com alvos não visíveis;
12º ÁRBITROS DE PROVA
- Todas as provas serão acompanhadas por um árbitro de prova, que efectuará o registo do tempo e pontos obtidos por cada jogador, bem como zela pelo cumprimento das regras da prova e Torneio. São os árbitros de prova que dão as vozes com que se iniciam as provas, e que serão as seguintes:
- VOZ DE "PREPARAR" - O jogador depois de colocar a arma em cima da mesa de apoio pronta a fazer tiro, coloca-se no ponto de partida da prova;
- VOZ DE "TIRO" - O jogador após receber a indicação do árbitro, carrega no cronómetro que se encontra na mesa de apoio junto da arma e à vontade pode fazer tiro;
13º MODO DE TIRO
- Durante todo o Torneio, apenas será permitido o modo de tiro a tiro, mesmo para armas cuja sua natureza permita tiro de forma automática (rajada).
14º FIM DE PROVA
- O fim de cada prova é dado pelo jogador, que quando terminar a prova, se dirige à mesa de apoio, coloca novamente a arma em cima da mesma e carrega novamente no cronómetro para finalizar a contagem do tempo.
15º PROVA ANULADA
- Cada prova anulada não é pontuada (ver ponto 7). As provas poderão ser anuladas, devido a faltas cometidas pelos jogadores. Consideram-se faltas as seguintes infracções:
- Tiro em rajada;
- Tiro fora das áreas delimitadas;
- Tiros efectuados além do limite estabelecido para aquela prova;
- Desobediência às instruções do árbitro de prova.
16º DESCLASSIFICAÇÃO
- Um(a) jogador/equipa, podem ser desclassificados do Torneio, caso infrinjam o regulamento do Torneio, bem como cometam as seguintes infracções:
- Violação das regras de segurança;
- Tiro fora das zonas marcadas/sinalizadas;
- Alteração dos FPS das armas utilizadas no Torneio;
- Desrespeito por árbitro, membro da organização ou jogador/equipa em prova;
- Outras situações, que prejudiquem o bom funcionamento do Torneio;
17º ÁREAS DAS PROVAS
- As áreas de realização das provas, vão estar devidamente identificadas e nessas zonas apenas é permitida a permanência dos árbitros e dos jogadores que estiverem a realizar as provas ou que tenham sido chamados por estar a chegar a sua vez de as realizar.
18º ÁREA DE ESPERA
- Os períodos entre provas/rondas, vai estar devidamente identificado e será nesta zona que todos os jogadores deverão aguardar a sua vez de realizarem as provas.
19º ZONA DE COMPETIÇÃO
- Consideram-se zonas de competição, as áreas de prova, áreas de espera, bem como outras áreas criadas para afinação/reparação de armas, desde que devidamente identificadas. As armas escolhidas e registadas para o Torneio, não podem abandonar a zona de competição, correndo o jogador ou equipa que o fizer, o risco de não poderem utilizar a arma que infringir esta regra.
20º REGRAS DE SEGURANÇA
- Consideram-se regras de segurança, todas as regras deste Regulamento, bem como:
Proibido o consumo de drogas e bebidas alcoólicas, durante todo o Torneio;
Proibido fazer tiro fora das zonas sinalizadas.
21º ENTREGA DE PRÈMIOS
- A entrega dos prémios, será efectuada após a apresentação da classificação final.
22º SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS
- Todas e quaisquer situações aqui não mencionadas e que queiram reportar antes, durante ou após o Torneio, deverão ser comunicadas à Organização, que depois de avaliadas, tomará uma decisão.
- NÚCLEO CATT - AAPG -
REGULAMENTO
1º JOGADORES
- Todos os jogadores que queiram participar neste Torneio, têm que estar inscritos numa APD nacional.
2º EQUIPAS
- Todas as equipas em competição têm de ter um número mínimo de três jogadores.
3º ARMAS
- Todas as armas utilizadas neste Torneio, têm que ter pintura e FPS, dentro do legalmente estabelecido. Nas armas não serão permitidos acessórios auxiliares de ponto de mira ou ampliação (Ex: Red Dots, Miras Telescópicas e outros similares), apenas podendo ser usado o sistema de mira de origem da arma e olho nú. Cada jogador poderá apresentar duas armas para utilizar no Torneio, que utilizará da forma que achar melhor e na prova que decidir, é opcional. São permitidas armas de mola, eléctricas e gás.
4º VESTUÁRIO/PROTECÇÃO
- Durante todo o Torneio, é obrigatório o uso de óculos de protecção. Relativamente à indumentária, é obrigatório o uso de ténis e roupa desportiva (excluí o uso de camuflados).
5º MUNIÇÕES/BB'S
- As bb's utilizadas durante todo o Torneio serão as fornecidas pela organização, que poderão ser gramagem 0.20 ou 0.23.
6º PRÉMIOS
- Serão atribuídos prémios ao 1º, 2º e 3º classificados da tabela individual, bem como ao 1º, 2º e 3º classificados da tabela de equipas.
7º PONTUAÇÃO
- Todas as provas serão pontuadas da seguinte forma:
- 1º classificado - 8 pontos
- 2º classificado - 5 pontos
- 3º classificado - 3 pontos
- 4º classificado - 2 pontos
- 5º e seguintes - 1 ponto
- Prova não terminada/anulada - 0 pontos
8º TEMPO/CRONOMETRO
- Todas as provas serão cronometradas.
9º TABELAS DE CLASSIFICAÇÃO:
- INDIVIDUAL - É a soma dos pontos obtidos por um jogador em todas as provas.
- EQUIPA - É a soma dos pontos obtidos por todos os jogadores da equipa, em todas as provas. No caso das equipas terem diferentes números de jogadores, contabiliza-se os pontos dos melhores três classificados (nº mínimo de jogadores exigido).
- RONDAS - Todas as provas serão repetidas três vezes por cada jogador e ou equipa da seguinte forma:
a) 1ª Ronda - Todos os jogadores completam todas as provas uma vez e no final é elaborada uma classificação.
b) 2ª Ronda - Todos os jogadores repetem novamente todas as provas e no final é elaborada nova classificação.
c) 3ª Ronda - Todos os jogadores fazem novamente todas as provas e no final é elaborada classificação final, onde devem constar as melhoras provas das três rondas (melhor de três).
d) 4ª Ronda - Esta ronda servirá apenas para efectuar desempates de jogadores ou equipas empatadas nos lugares premiados.
10º DESEMPATE
- O primeiro critério de desempate será o tempo de prova utilizado, por cada jogador em cada prova. Na classificação final, se existirem empates, os jogadores ou equipas empatados, serão submetidos a repetição de uma prova que servirá para desempate. A prova escolhida para desempate será sorteada, mas realizada em comum pelos jogadores ou equipas a desempatar. A realização desta prova servirá apenas para decidir os lugares premiados.
11º PROVAS
- As provas, serão as seguintes:
- TIRO PRECISÃO - Efectuado de pé a 5 metros e a 10 metros, com a arma sem apoio fixo, para alvos pontuados, são permitidos 5 tiros para cada distância (alvo);
- TIRO ALVO MOVIMENTO - Tiro efectuado de pé, com arma sem apoio fixo, à distância de 7 metros, a alvos em movimento, são permitidos dois tiros por alvo;
- TIRO DESPORTIVO - Tiro efectuado em movimento, numa pista de tiro com vários alvos e efectuado em várias posições e a várias distâncias. Alvos pontuados e apenas um tiro por alvo;
- TIRO ALTA PRECISÃO (Tipo Sniper) - Tiro efectuado a alvo de pequenas dimensões, com arma com ou sem apoio fixo (opcional), efectuado deitado ou de pé (opcional), à distância de 10, 15 e 20 metros para alvos pontuados. São permitidos 3 tiros para cada distância (alvo);
- TIRO ÁREAS SELECCIONADAS - Tiro efectuado à distância de 7 metros, de forma instintiva, à ordem do árbitro de prova, para áreas seleccionadas. Jogador inicia a prova com alvos não visíveis;
12º ÁRBITROS DE PROVA
- Todas as provas serão acompanhadas por um árbitro de prova, que efectuará o registo do tempo e pontos obtidos por cada jogador, bem como zela pelo cumprimento das regras da prova e Torneio. São os árbitros de prova que dão as vozes com que se iniciam as provas, e que serão as seguintes:
- VOZ DE "PREPARAR" - O jogador depois de colocar a arma em cima da mesa de apoio pronta a fazer tiro, coloca-se no ponto de partida da prova;
- VOZ DE "TIRO" - O jogador após receber a indicação do árbitro, carrega no cronómetro que se encontra na mesa de apoio junto da arma e à vontade pode fazer tiro;
13º MODO DE TIRO
- Durante todo o Torneio, apenas será permitido o modo de tiro a tiro, mesmo para armas cuja sua natureza permita tiro de forma automática (rajada).
14º FIM DE PROVA
- O fim de cada prova é dado pelo jogador, que quando terminar a prova, se dirige à mesa de apoio, coloca novamente a arma em cima da mesma e carrega novamente no cronómetro para finalizar a contagem do tempo.
15º PROVA ANULADA
- Cada prova anulada não é pontuada (ver ponto 7). As provas poderão ser anuladas, devido a faltas cometidas pelos jogadores. Consideram-se faltas as seguintes infracções:
- Tiro em rajada;
- Tiro fora das áreas delimitadas;
- Tiros efectuados além do limite estabelecido para aquela prova;
- Desobediência às instruções do árbitro de prova.
16º DESCLASSIFICAÇÃO
- Um(a) jogador/equipa, podem ser desclassificados do Torneio, caso infrinjam o regulamento do Torneio, bem como cometam as seguintes infracções:
- Violação das regras de segurança;
- Tiro fora das zonas marcadas/sinalizadas;
- Alteração dos FPS das armas utilizadas no Torneio;
- Desrespeito por árbitro, membro da organização ou jogador/equipa em prova;
- Outras situações, que prejudiquem o bom funcionamento do Torneio;
17º ÁREAS DAS PROVAS
- As áreas de realização das provas, vão estar devidamente identificadas e nessas zonas apenas é permitida a permanência dos árbitros e dos jogadores que estiverem a realizar as provas ou que tenham sido chamados por estar a chegar a sua vez de as realizar.
18º ÁREA DE ESPERA
- Os períodos entre provas/rondas, vai estar devidamente identificado e será nesta zona que todos os jogadores deverão aguardar a sua vez de realizarem as provas.
19º ZONA DE COMPETIÇÃO
- Consideram-se zonas de competição, as áreas de prova, áreas de espera, bem como outras áreas criadas para afinação/reparação de armas, desde que devidamente identificadas. As armas escolhidas e registadas para o Torneio, não podem abandonar a zona de competição, correndo o jogador ou equipa que o fizer, o risco de não poderem utilizar a arma que infringir esta regra.
20º REGRAS DE SEGURANÇA
- Consideram-se regras de segurança, todas as regras deste Regulamento, bem como:
Proibido o consumo de drogas e bebidas alcoólicas, durante todo o Torneio;
Proibido fazer tiro fora das zonas sinalizadas.
21º ENTREGA DE PRÈMIOS
- A entrega dos prémios, será efectuada após a apresentação da classificação final.
22º SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS
- Todas e quaisquer situações aqui não mencionadas e que queiram reportar antes, durante ou após o Torneio, deverão ser comunicadas à Organização, que depois de avaliadas, tomará uma decisão.